domingo, 4 de outubro de 2015

Mulheres Nuas "invadem" Metrô de São Paulo

1ª Exposição Literária Feminina “Mulheres Nuas"
Aconteceu do dia: 13 a 30 de abril de 2008, no Poupatempo da Estação do Metrô Corinthians Itaquera-SP. No início com 17 poetisas, atingindo o número de 62 até o ano de 2010.
Organizador: Paulinho Dhi Andrade

(obs.: a data gravada nas imagens não está correta, devido a não configuração.)
Flyer da Exposição
Criação: Marina Franciulli

Marina Franciulli - Criadora  da logomarca "Mulheres Nuas".

Quando resolvi fazer algo diferente naquilo que mais gostava, literatura, pus-me em xeque, pois tudo me parecia praticamente inviável àquelas alturas, onde quase tudo já tinha sido criado ou copiado. 

De repente uma ideia de, em um provável livro a ser escrito, pôr a imagem de uma mulher nua parecia ser algo viável. Não sei o porquê, mas, mais uma vez tive a sensação de que não daria certo, principalmente porque fugiria

Apresentação das poetas

ao tema no qual estava acostumado a escrever, poema
s que falavam coisas bem diferentes de nudez feminina. Eu escrevia muito sobre questões que cobravam respostas religiosas. Além disso, eu não tinha tantos poemas ou contos assim que pudessem servir como base, caso meu projeto fosse tematicamente sensual. Em, 2007, não tenho muita certeza do ano, passei a ser integrante da Comunidade Literária “Bar do Escritor” no Orkut. O grupo, certa vez, reuniu-se em um bar na Vila Madalena, em tal encontro eu não estava presente, pois não fiquei ciente de tal momento. Na segunda vez, marquei minha presença no Bar Mada, também nos Jardins em São Paulo. A partir daí, houve outros encontros em saraus, sendo que um dos mais marcantes para mim, foi o Politeama Sarau Diversos, organizado pela poetiza Barbara Leite. Por já conhecer a poetisa Ivone Fs e a poetisa Flá Perez de alguns encontros do Bar do Escritor, sempre conversávamos a respeito de projetos literários. 
Poeta Ivone Fs



Expliquei para a Ivone Fs., sobre o que me passava pela cabeça, ela tentou me ajudar com algumas ideias, o mesmo fez a Flá Perez. De repente, de forma individual, deixei bem claro para elas que havia me ocorrido a ideia de escrever um livro e por na capa o corpo nu de uma mulher, e ambas tiveram a mesma dúvida que eu tive logo quando comecei a elaborar tal ideia: “Meus poemas não combinavam com nudez.”.


Em 1997, eu havia feito uma exposição com meus poucos poemas e contos/crônicas no Parque Chico Mendes, Zona Leste de São Paulo. Minha primeira exposição literária. Tal lembrança me fez sorrir como se sorri aquele que tem uma grande ideia em momentos de apuros. Sim, uma Exposição, mas dessa vez não seria com os meus poemas e sim com poemas de outras pessoas, e material para isso eu tinha sobrando, onde? No Bar do Escritor. Resolvi convidar todos os membros da Comunidade para uma “Grande Exposição Literária”, mas quando me perguntaram qual seria o nome dela, gaguejei, eu ainda não havia pensado nisso...e agora?
Poeta Carla Abreu


Em mais um sarau, outra conversa com a Ivone Fs e a Flá Perez, alguns amigos delas estavam presentes e nada disseram a respeito, apenas ouviam o teor do assunto. Cheguei a pensar em desistir do projeto, mas eu já havia dado a ideia no Bar do Escritor, então nada de desistência, eu tinha que continuar e continuei...
A ideia maior foi separar os gêneros, seriam duas Exposições, uma masculina e outra feminina, sendo que daria mais atenção à feminina. Então comuniquei a todos da Comunidade, e deixei bem claro que o título seria revelado em breve, pois eu já tinha alguns elaborados, não eram nada atraentes, tão sem graça que até os esqueci. 
Em 2008, comprometido em um relacionamento, antes de ter criado alguns títulos, conversei com minha namorada a respeito de meu projeto. Ela ficou contente por eu ter tal ideia. Numa conversa em seu portão, pois estava ao volante do carro da empresa onde trabalhava de forma terceirizada para a Bandeirantes, Companhia Elétrica de Guarulhos, quando perguntei a ela se teria coragem de pousar nua para a capa de um livro, caso eu o escrevesse. Ela riu e disse: “Você não teria ciúmes?”, Rimos e fui embora rumo à empresa, já era final de expediente. 
Marina Franciulli, Maria Julia Pontes, Carla Abreu e Barbara Leite
No caminho, tentei encontrar algum nome que faria sentido para a Exposição feminina. Muitos títulos vieram, mas nada me agradava. Alguns foram: “Mulheres Independentes”, “Mulheres Poetas”, “Mulheres que Fazem”, “Mulheres que fazem tudo”... nada me atraia em tais títulos. Talvez por ter sido o último a ser pensado, o “Mulheres que fazem tudo” não saía de minha cabeça. E como um pensamento puxa o outro, tal fixação me fez perguntar em solilóquio, deixando meu parceiro no banco de passageiros com dúvidas a respeito de minha sanidade ao me ver falando sozinho, “Mulheres que fazem tudo?”, e o que elas fazem? Percebi que meu parceiro soltaria uma piada e de propósito dei uma freada no carro, ele deve ter percebido minha intenção ou ficado com medo.
Karina Carolina e Camila Carolina
“Mulheres que fazem de tudo”... Isso mesmo! Elas fazem tudo hoje em dia. Lembrei-me daquela mulher morena com feição de mãe e deveres de pai, dirigindo aquele caminhão pipa em frente a empresa onde eu recolhia minhas ordens de serviços para serem executados nas ruas. Lembrei-me de algumas motoristas de ônibus, táxis, metrô, professoras, advogadas, médicas, artistas de cinema e novelas, pintoras, donas de casa, fazendeiras, politicas, ativistas culturais e sociais... enfim, elas realmente já faziam de tudo. “Mulheres que fazem de tudo”. Não! Não era o título que eu esperava... Tinha que haver outro melhor... Perguntei-me então: Por que “Mulheres que fazem de tudo?”, a resposta me veio de uma forma que nem eu sei explicar: “Porque elas se despiram de muitas coisas.”. 
Visitantes

Isso! Mulheres Nuas. Nuas de dogmas religiosos, preconceito machista, opressão politica... mulheres que davam aulas, compunham e cantavam grandes músicas, garantiam a segurança pública e higiênica, participavam de projetos que visavam o bem estar de sua nação... isso mesmo, “Mulheres Nuas”.
Março de 2008, comecei a solicitar nomes de textos das prováveis participantes do projeto. No início somente 17 poetisas se inscreveram. Após me enviarem suas biografias, textos imagens de rosto, juntei ao projeto e levei tudo para a administração do Poupatempo na Estação do Metrô Corinthians Itaquera.  Depois de entregue, eu deveria aguardar no mínimo quinze dias para saber se seria aprovado ou não. Quinze dias, “quinze anos”, que ansiedade. 
Logo que recebi uma ligação da secretária do Poupatempo, a amiga Silvia, para que eu comparecesse ao local para conversar, imaginei que tudo havia dado certo, caso fosse o contrário ela me falaria por telefone poupando-me a viajem, dito e feito, a notícia era boa. Entreguei em mão todos os textos para a Silvia e sua chefe Maria, para que elas os ampliassem devido terem sidos impressos em folhas A4.
Divulgação no Blog Verdes Trigos
Mas como nem tudo que reluz é ouro, a Maria, responsável pela liberação do espaço onde se realizaria a exposição, barrou o título “Mulheres Nuas”, alegando que muitas crianças poderiam comparecer no local e não seria nada bom, principalmente se estivessem acompanhadas de seus pais. “E agora?”, pensei, depois de tanto trabalho para encontrar um nome para o projeto, de repente um empecilho. “Podemos usar outro nome, por exemplo: ‘Mulheres em destaques”, disse-me ela com ar de inteligência, como se fosse seu o projeto. Senti certa barreira particular vindo dela, e logo confirmei minhas suspeitas, ela era religiosa e achara o título obsceno.
Resolvi aceitar, pois o importante era que eu havia conseguido um lugar para fazer a exposição. E não era um lugar qualquer, era um espaço onde grandes artistas expuseram suas obras. Eu estava me sentindo realizado com tudo aquilo. Após marcar a data de realização, avisei os membros do Bar do Escritor. Muitos ficaram eufóricos, contentes ao extremo, principalmente as poetisas. No dia 13 de abril de 2008, fui o primeiro a chegar no local.
Divulgação no Blog Acontece de Curitiba, Paraná
Dei alguns retoques e ouvi muitos parabéns dos funcionários do Poupatempo. Algumas fotografias foram tiradas com funcionários e leitores. Por motivos de compromisso na mesma data da realização da exposição, tive que sair mais cedo e não pude esperar um grupo de amigos do Bar do Escritorr formado pelos poetas: Barbara Leite, Maria Julia Pontes, Carla Abreu, Cesar Veneziani, Anderson H., e a amiga Marina Franciulli.

No dia seguinte a visita foi das poetisas, Rita Medusa e Ivone Fs. Nos momentos em que todos eles compareceram ao local, registraram com fotos.
Allanna Meneses Sanches
Os textos foram expostos em painéis de latão na cor preta com frente de vidro.
Até o momento da primeira exposição, ainda não tínhamos uma logomarca, foi ai que a amiga Marina Franciulli bastante criativa, nos brindou com um Flyer em cor azul, onde mostra uma mulher pousada com os braços abertos em paralelo ao chão e um pano sobrevoando sua cabeça. Um símbolo que caiu bem ao projeto por dar a sensação de liberdade à mulher.

O projeto estava dando certo. Depois da primeira exposição surgiu a segunda, esta fora de São Paulo, no Maranhão. Uma das participantes, Allanna Sanches Menezes, deu a ideia de expor os textos em uma Biblioteca da Universidade Federal UFMA em Imperatriz do Maranhão, onde acontecia o Salimp, na data de 1 a 4 de setembro de 2009. Assim o projeto que havia nascido em São Paulo começou a crescer pelo Brasil afora.

A terceira Exposição aconteceu no CDC, Tide Setubal em São Paulo. Zona Leste, Em seguida vieram várias, inclusive duas organizadas no Estado do Paraná por Sônia Cancine e Iriene Borges, em Cidades diferentes.
Paulinho Dhi Andrade


Logo no início das exposições, resolvi parabenizar as participantes com um certificado de participação. Ao desenhá-lo, o levei para uma gráfica e fiquei surpreso com o valor cobrado, na época a matriz custaria R$40.00 e cada impressão R$ 15.00. Resolvi encomendar o serviço, mas eis que de repente recebo uma notícia muito preocupante da empresa onde trabalhava, demissão em massa. Adiei a encomenda até que eu começasse a receber o salário desemprego, e ao receber a primeira parcela voltei à gráfica. Logo no primeiro mês a situação começou a apertar, desempregado e sem perspectiva alguma de um novo emprego, quase desisti da encomenda completa, eu poderia encomendar a metade e depois a outra parte, mas alguma coisa me mim dizia para continuar. Certo dia a poeta Barbara Leite entrou em contato comigo via celular e quis saber como eu havia conseguido os certificados se eu estava desempregado.
Divulgação do evento no CDC Tíde Setubal - São Paulo
Então eu expliquei tudo e ela ficou brava comigo. Disse que tomaria providências para que todas as meninas do projeto participassem com uma quantia para ajudar a pagar a gráfica, e foi assim que muitas delas ajudaram.

A poeta Carla Abreu também teve um papel muito importante no projeto, ao saber que a amiga Marina Franciulli havia elaborado o Flyer para a exposição, ela encomendou em uma gráfica a sua reprodução em papel cartão para ser distribuído entre os participantes do Sarau Politeama no momento em que fora entregue os certificados.

Apesar dos momentos de alegrias durante todo o momento de exposições, tivemos também dois motivos para ficarmos tristes... as ausências de duas poetas maravilhosas. Primeiramente a Heloisa Galves, criadora da marca infantil Além da Lenda, em seguida a poetisa e artista plástica Angela Oiticica.
Poemas
O falecimento de ambas fiz com que um projeto de livro, com 12 participantes, ficasse parado, pois não havia em nós motivação para dar continuidade. Depois de passar o choque e nos conformarmos com a situação, resolvi seguir o que havia parado, e foi então solicitado da poeta e participante da exposição, Larissa Marques, a produção do primeiro livro dedicados a elas, 1ª Antologia Literária Feminina “Mulheres Nuas”, Editora Utopia.


Assim o projeto segue até a 9ª exposição, e esperamos que volte a caminhar com toda a força de antes...

Aqui tenho a agradecer os amigos que colaboraram para que o projeto desse certo.
Stand de poemas
O primeiro veículo de comunicação utilizado para a divulgação foi a Comunidade Bar do Escritor criada pelo amigo escritor Giovani Iemini. Agradeço também ao escritor Cristiano Deveras pelo imenso apoio com elogios às meninas e suas obras. À Iriene Borges, Sônia Cancine e Allanna Menezes que contribuíram com exposições feitas em suas cidades.

Tem muita gente para ser agradecida... Desculpem-me as que esqueci o nome agora, mas assim que encontrar alguns registros deixarei aqui o nome de todos. Principalmente das participantes...



Segue alguns nomes de participantes:


Allanna Menezes, Barbara Leite, Sônia Cancine, Rosangela Primo, Maria Ligia Ueno, Cristhina Rangel, Rita Medusa, Angela Oiticica, Heloisa Galves, Ivone Fs, Ana Cristina Martins, Larissa Marques, Iriene Borges, Flá Perez, Lili Ribeiro, Érica Cristiane, Maria Julia Pontes, Marcia Mattoso, Regina Zamora, Jessiely Pinheiro, Betty Vidigal, Li Nardi, Clau Assi, Mônica San, Ruth Cassab Brólio, Mariângela Padilha, Rosa Cardoso, Camila Carolina Bonfim, Alana Nunes...
 (sei que faltam muitas, ajudem-me a lembrar, por gentileza.).






1ª Exposição Mulheres Nuas" Poupatempo Corínthians Itaquera SP
Participação com poesias - Exposição Organizada Por Paulinho Dhi Andrade


Flayer
Criação de Marina Franciulli


2ª Exposição"Mulheres Nuas"Biblioteca UFMA Imperatriz do Maranhão
Participação com poesias - Exposição idealizada por Paulinho Dhi Andrade - Organizada por Alanna Sanches

Flyer com alteração



3ªExposição"Mulheres Nuas"CDC Tide Setubal São Miguel Paulista SP
Participação com poesias - Organização Paulinho Dhi Andrade

Banner de apresentação CDC Tide Setubal

4ª Exposição "Mulheres Nuas" Biblioteca do Paraná
Participação com poesias - Exposição Idealizada por Paulinho Dhi Andrade - Organizada por Sonia Regina Cancine


Poemas


5ª Exposição "Mulheres Nuas"- SALIMP
Participação com poesias - Exposição idealizada por Paulinho Dhi Andrade - Organizada por Alanna Sanches


Homenagem a poetisa Heloisa Galves (in memoriam).


6ª Exposição "Mulheres Nuas"- São Miguel Paulista SP 18 a 20 de 2010
Participação com poesias - Exposição organizada por Paulinho Dhi Andrade


Apresentação da 6ª Exposição



7ªExposição"Mulheres Nuas"- Centro Cultural Guaianases LajeadoSP
Participação com poesias - Exposição organizada por Paulinho Dhi Andrade


Apresentação da 7ª Exposição


8ª Exposição"Mulheres Nuas"- Biblioteca Vicente Paulo Guimarães SP
19 março de 2010
Participação com poesias - Exposição organizada por Paulinho Dhi Andrade


Convite para a 8ª Exposição
Criação de Paulinho Dhi Andrade



9ª Exposição "Mulheres Nuas"EMEF Pe. Emílio Miotti SP 18 março de 2010
Participação com poesias - Exposição organizada por Paulinho Dhi Andrade e Aline Nardi


Entre os escritores, Paulinho Dhi Andrade e Aline Nardi, co-organizadora
da 9ª Exposição em Campinas.


Página da Exposição Facebook: 
https://www.facebook.com/Exposi%C3%A7%C3%A3o-Liter%C3%A1ria-Feminina-Mulheres-Nuas-221383191333301/timeline/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.